Ultrassonografia na Gravidez
- Dr. Alexandre Ferreira
- 13 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
O que é ultrassom?
Ultra-som é energia sob a forma de ondas sonoras. Durante um exame de ultrassom, um transdutor envia ondas sonoras pelo corpo. As ondas sonoras entram em contato com tecidos, fluidos corporais e ossos. As ondas então retornam, como ecos. O transdutor recebe esses ecos, que são transformados em imagens. As imagens podem ser vistas como imagens em uma tela de vídeo.

Como o ultrassom é usado nos cuidados de saúde das mulheres?
O ultrassom é usado para monitorar a gravidez e diagnosticar e monitorar condições médicas não relacionadas à gravidez
Como o ultrassom é usado durante a gravidez?
O ultra-som é usado para visualizar o feto dentro do útero. Ele permite que seu obstetra-ginecologista (ob-gin) ou outro profissional de saúde verifique a saúde e o desenvolvimento do feto, monitore sua gravidez e detecte muitas anomalias congênitas. O ultrassom também é usado durante a amostragem de vilosidades coriônicas e amniocentese para ajudar a orientar esses procedimentos. Existem três tipos de exames de ultrassom pré-natal: 1) padrão, 2) limitado e 3) especializado.
A posição, movimento, respiração e frequência cardíaca do feto
Uma estimativa do tamanho e peso do feto
Se o feto estiver em uma boa posição, pode ser possível dizer o sexo.
Quantos exames de ultrassom terei durante a gravidez?
Estimar a idade gestacional
Contar o número de fetos
Verifique a frequência cardíaca do feto
Verifique se há gravidez ectópica
Como o ultrassom é usado para problemas de saúde não relacionados à gravidez?
O ultra-som é usado para criar imagens dos órgãos pélvicos para encontrar ou diagnosticar problemas. Algumas das maneiras pelas quais o ultrassom pode ser usado incluem o seguinte:
Quais são os riscos dos exames de ultrassom?
Atualmente, não há evidências de que o ultrassom seja prejudicial ao feto em desenvolvimento. Não foram encontradas ligações entre ultra-som e defeitos congênitos, câncer infantil ou problemas de desenvolvimento mais tarde na vida. No entanto, é possível que efeitos possam ser identificados no futuro. Por esse motivo, recomenda-se que os exames de ultrassom sejam realizados apenas por razões médicas por profissionais de saúde qualificados. O uso casual de ultrassom durante a gravidez deve ser evitado.
The American College of Obstetricians an Gynecologists
Comments