top of page
  • Foto do escritorDr. Alexandre Ferreira

Ultrassonografia na Gravidez

O que é ultrassom?

Ultra-som é energia sob a forma de ondas sonoras. Durante um exame de ultrassom, um transdutor envia ondas sonoras pelo corpo. As ondas sonoras entram em contato com tecidos, fluidos corporais e ossos. As ondas então retornam, como ecos. O transdutor recebe esses ecos, que são transformados em imagens. As imagens podem ser vistas como imagens em uma tela de vídeo.


Como o ultrassom é usado nos cuidados de saúde das mulheres?

O ultrassom é usado para monitorar a gravidez e diagnosticar e monitorar condições médicas não relacionadas à gravidez


Como o ultrassom é usado durante a gravidez?

O ultra-som é usado para visualizar o feto dentro do útero. Ele permite que seu obstetra-ginecologista (ob-gin) ou outro profissional de saúde verifique a saúde e o desenvolvimento do feto, monitore sua gravidez e detecte muitas anomalias congênitas. O ultrassom também é usado durante a amostragem de vilosidades coriônicas e amniocentese para ajudar a orientar esses procedimentos. Existem três tipos de exames de ultrassom pré-natal: 1) padrão, 2) limitado e 3) especializado.

A posição, movimento, respiração e frequência cardíaca do feto

Uma estimativa do tamanho e peso do feto

Se o feto estiver em uma boa posição, pode ser possível dizer o sexo.

Quantos exames de ultrassom terei durante a gravidez?

Estimar a idade gestacional

Contar o número de fetos

Verifique a frequência cardíaca do feto

Verifique se há gravidez ectópica


Como o ultrassom é usado para problemas de saúde não relacionados à gravidez?

O ultra-som é usado para criar imagens dos órgãos pélvicos para encontrar ou diagnosticar problemas. Algumas das maneiras pelas quais o ultrassom pode ser usado incluem o seguinte:


Quais são os riscos dos exames de ultrassom?

Atualmente, não há evidências de que o ultrassom seja prejudicial ao feto em desenvolvimento. Não foram encontradas ligações entre ultra-som e defeitos congênitos, câncer infantil ou problemas de desenvolvimento mais tarde na vida. No entanto, é possível que efeitos possam ser identificados no futuro. Por esse motivo, recomenda-se que os exames de ultrassom sejam realizados apenas por razões médicas por profissionais de saúde qualificados. O uso casual de ultrassom durante a gravidez deve ser evitado.



The American College of Obstetricians an Gynecologists 

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page