• Dr. Alexandre Ferreira

Causas de sangramento vaginal do I trimestre da gravidez

O sangramento vaginal é comum no primeiro trimestre no período entre o início da gestação até 13 semanas e 6 dias, ocorrendo em 20 a 40% das mulheres grávidas.

As cinco maiores causas não traumáticas de sangramento na gravidez inicial é são: Gravidez ectópica, abortamento, implantação da gravidez, ameaça de aborto, patologias uterinas vaginais ou cervicais. Como pólipos, cervicites, até mesmo câncer.

O sangramento relacionado ao abortamento no primeiro trimestre é a causa não traumática mais comum de sangramento nesse período. cerca de 15 a 20% das gravidez. A gravidez ectópica é a menos comum, cerca de 2% das gravidezes porém a etiologia mais grave, devendo ser excluída em todo mulher grávida com sangramento.

A ultrassonografia endovaginal nesse momento importante para determinar se a gravidez é intra-uterina ou extra-uterina, no caso ectópica, e se intra uterina se essa gravidez é viável com batimentos cardíacos fetais presentes. A possibilidade de gravidez heterotópica deve ser sempre considerada que consiste em haver concomitantemente uma gestação intra-uterina e extra uterina

é importante observar que a ausência do saco gestacional é altamente sugestivo de gravidez ectópica se a paciente está acima de 5,5 ou 6 semanas de gestação. porem antes desta data uma gestação pode estar presente mas não identificável pelo ultrassom neste caso os achados ultrassonográfico devem ser correlacionados com níveis de hcg.


0 visualização