top of page
  • Foto do escritorDr. Alexandre Ferreira

Causas de sangramento vaginal do I trimestre da gravidez

O sangramento vaginal é comum no primeiro trimestre no período entre o início da gestação até 13 semanas e 6 dias, ocorrendo em 20 a 40% das mulheres grávidas.

As cinco maiores causas não traumáticas de sangramento na gravidez inicial é são: Gravidez ectópica, abortamento, implantação da gravidez, ameaça de aborto, patologias uterinas vaginais ou cervicais. Como pólipos, cervicites, até mesmo câncer.

O sangramento relacionado ao abortamento no primeiro trimestre é a causa não traumática mais comum de sangramento nesse período. cerca de 15 a 20% das gravidez. A gravidez ectópica é a menos comum, cerca de 2% das gravidezes porém a etiologia mais grave, devendo ser excluída em todo mulher grávida com sangramento.

A ultrassonografia endovaginal nesse momento importante para determinar se a gravidez é intra-uterina ou extra-uterina, no caso ectópica, e se intra uterina se essa gravidez é viável com batimentos cardíacos fetais presentes. A possibilidade de gravidez heterotópica deve ser sempre considerada que consiste em haver concomitantemente uma gestação intra-uterina e extra uterina

é importante observar que a ausência do saco gestacional é altamente sugestivo de gravidez ectópica se a paciente está acima de 5,5 ou 6 semanas de gestação. porem antes desta data uma gestação pode estar presente mas não identificável pelo ultrassom neste caso os achados ultrassonográfico devem ser correlacionados com níveis de hcg.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page